top of page

Vírus e Malware!


Vamos começar antes com uma pequena definição de vírus, já que no artigo anterior não comentamos e não relatamos como um vírus procede.

VÍRUS: são programas que infectam outros programas a fim de executar ações maliciosas no sistema,abre as portas do sistema, para facilitar a entrada de softwares maliciosos.

Vamos definir e entender o que são esses softwares maliciosos :

- MALWARE é a abreviação de maliciosos software (software maligno). Causa danos em sua máquina ou rouba informações pessoais, como senhas e números de cartão. Vírus, trojans e spywares são exemplos de malware. São também conhecidos como VERMES ou Worms pois são como pragas que se multiplicam e infestam computadores através da rede e Internet, causando falhas no sistema (facilitador).

- SPYWARES: Seu intúito é coletar informações sobre hábitos,e preferências do usuário sem o consentimento deste,envia todas as informações coletadas, para alguma entidade externa.

- TROJANS HORSES (Cavalos de Tróia): É um espião, são softwares que capturam informações confidenciais do utilizador da máquina.

- KEYLOGGER: é um tipo de malware, ele gera e salva um log, um relatório completo das atividades realizadas por você no seu computador, armazenando as teclas digitadas, senhas, números de cartão de crédito, contas em bancos, enfim, informações confidenciais perigosíssimas se divulgadas por aí.

- BACKDOOR, ou porta dos fundos, quando instalado no seu computador, por exemplo, permite a tomada de controle do seu PC através de falhas de segurança que dão acesso ao sistema operacional.

- DIALERS: programa capaz de realizar ligações telefônicas de valores acrescidos em conexões dial-up (discadas).

- JOKES: são programas inofensivos que simulam a ação de um vírus (laranja).

Bom, por isso importante ter em sua máquina um antivírus e um AntiMalware confiável para que não seja surpreendido, rode ao menos uma vez na semana.

Entre os gratuitos AVG e Avast são os mais usados, apesar do Avast ser mais pesado, por amostragem preferimos ele.

Hoje o desempenho de um antivírus é medido não apenas por sua eficiência em identificar o worms já instalado no sistema e sua remoção, mas pela identificação previa e seu bloqueio, antes que ele possa infectar. Isso é possível pela quantidade de vacinas que seu fabricante cria e disponibiliza para atualização diária. Os vírus têm aumentado a cada dia, não somente os tipos como suas variações e por isso ter um antivírus tenha essa eficiência é fundamental. A velocidade das atualizações é a chave.

Nos testes o AVAST apresentou um melhor desempenho na identificação dos vírus e bloqueio.

O do momento é o BAIDU, até agora tem se comportado bem, mas o espaç

o de tempo entre as atualizações com novas vacinas é maior quando comparado com os citados, podendo assim permitir que alguns vírus entrem, já que as vacinas não foram disponibilizadas pelo fabricante em tempo.

Entre os pagos indicamos o Kaspersky e o McAfee.

Em resumo, o Antivírus precisa antes de tudo bloquear o vírus e sobre tudo remove-los e para isso é necessário que seu fabricante disponibilize atualizações em menor tempo possível.

Fique de olho.

bottom of page