5 sinais de que seu computador pode parar


Seu computador pode demostrar que tem algo errado, e você pode corrigir antes que pare.

1 - Lentidão e superaquecimento.

Nossas máquinas começam a ficar progressivamente mais lentas com o passar do tempo. Às vezes, porém, a queda de desempenho acontece de forma abrupta. Como investigar? O primeiro passo é abrir o Gerenciador de Tarefas no Windows (ou o Activity Monitor no macOS) e encontrar os programas que estão exigindo um poder de processamento considerável da CPU da máquina.Há uma boa quantidade de processos ativos, e não necessariamente reconhecemos todos eles. Neste segundo caso, basta uma pesquisa rápida no Google para ver o que determinado processo está fazendo. Pode ser um programa mal-intencionado ou apresentando um problema de funcionamento.

Algumas vezes um programa usa bastante recursos naturalmente. Quando é excessivo, é necessário investigar.

Em ambos os casos, podemos optar por desinstalá-lo. No caso de um programa que dá sinais de ser malicioso, o mais indicado é passar um antivírus na máquina, ou mesmo ferramentas mais especializadas, como o Malwarebytes ou o Safety Scanner, especializados em encontrar malwares.

Ao consumir muitos recursos, esses processos exigem bastante do hardware da máquina, o que pode superaquecer os componentes. Porém, se mesmo assim a máquina continuar "trabalhando quente", pode ser a hora de uma manutenção preventiva nos componentes. Em especial em máquinas mais antigas, que podem necessitar de uma limpeza ou a troca da pasta térmica da CPU.

2 - Mensagens de erro e BSoD

Mensagens de erro ocasionais são comuns. Porém, quando elas passam a ser frequentes, é hora de investigar. No caso de um programa específico, sua reinstalação pode resolver o problema. Em outros casos, pode ser que a máquina esteja infectada com códigos maliciosos.A própria mensagem de erro ajuda a investigar o que está acontecendo

A própria mensagem de erro ajuda a investigar o que está acontecendo.

O primeiro passo é pesquisar a mensagem de erro no Google, buscando possíveis soluções em fóruns especializados. No caso de um erro mais persistente, talvez seja necessário fazer um backup de todos os arquivos e reinstalar o sistema, seja o Windows ou o macOS.

Porém, não podemos deixar de lado a possibilidade de falhas no hardware, em especial quando elas resultam na "tela azul da morte" (Blue Screen of Death - BSoD). A própria mensagem de erro ajuda a identificar o problema, talvez exigindo a troca do componente em questão.

3 - Mudanças de configuração

Aqui temos um alerta vermelho de que a máquina pode estar infectada. Quando uma configuração é alterada sem a sua permissão, é hora de procurar por malwares. Ou mesmo quando o controle de permissões do sistema solicita acesso a áreas sensíveis sem justificativa.

Um dos casos mais simples é a mudança da página inicial do navegador sem a permissão do usuário

Em alguns casos, ícones estranhos aparecem na área de trabalho, assim como a ferramenta de pesquisa padrão do navegador é alterada. Este segundo caso pode ser um programa instalado junto com o que você queria (aquelas "ofertas conjuntas" que ninguém queria). Mas pode ser também o indicativo de um malware.

Por vezes, basta desinstalar o programa "acessório" em questão. Em outros casos, é necessário um procedimento mais especializado, comumente disponível na internet. De qualquer forma, é sempre importante observar que permissões estão sendo exigidas, o que também é válido na hora de instalar um programa.

4 - Barulhos estranhos

Fique atento(a) a barulhos incomuns contínuos ou intermitentes, ainda que não seja algo estritamente restrito a máquinas mais antigas, barulhos frequentes em qualquer computador podem indicar um problema e até mesmo que você provavelmente terá de substituir alguma peça em breve.

Coolers possuem uma boa expectativa de vida, além de serem fáceis de substituir em caso de problemas

No caso, inicialmente devemos concentrar nossa atenção nos componentes móveis: discos rígidos, fans e coolers. A boa notícia é que é relativamente simples substitui-los, exigindo backup de arquivos no caso do HD.

Um PC quieto é um PC feliz e a boa notícia é que os PCs modernos tem poucas partes móveis, então há poucos componentes que podem estar causando ruídos estranhos. E com um pouquinho de investigação você geralmente poderá identificar o culpado e pensar em uma solução rapidamente. E da próxima vez que seu PC começar a fazer ruídos estranhos, fique atento! Pode ser um pedido de socorro.

Chame um técnico ou especialista para um diagnóstico mais preciso desses casos, uma simples troca de cooler pode lhe poupar grandes problemas.

5 - Computador desliga sozinho ou não liga

Temos que dividir aqui em problemas de hardware e problemas de software. No primeiro caso, se a máquina não chega nem à tela de boot, ou desliga sem chegar a dar tela azul, é hora de levá-la para a assistência técnica.

Problemas de inicialização/desligamento podem ser causados tanto por hardware quanto por software.

No segundo caso, pode ser necessário reinstalar o sistema. Pode ser o caso da BSoD, como já vimos, ou de um malware. Se a máquina está com problemas para inicializar, pode-se tentar recuperar o sistema, ou alguma configuração errada na BIOS/UEFI causada pelo descarregamento da bateria interna.

Em todos os casos acima, é sempre importante ter um sistema de backup em dia, fornecendo a segurança necessária para resolver esses problemas sem o risco de perder documentos importantes.

#Dicas #Computadores #Cuidados #Alerta

0 visualização

2018 by Info Soluções A+ © Todos os direitos reservados